Você com certeza já pensou em quantas pessoas se interessariam por um produto ou serviço que sua empresa oferece. Porém, o primeiro pensamento é que somente os clientes possuem interesse, não lembramos, às vezes, de que Governo, Comunidade, Sociedade, Fornecedores, entre outros, também tem interesses na empresa. Estes são conhecidos como Stakeholders, ou partes interessadas.
Para o gestor cabe o papel de identificar, mensurar e classificar quem são?onde estão? e como estes podem contribuir para o desenvolvimento e lucratividade da empresa.
Como uma célula viva, a empresa precisa está interagindo com o ambiente externo e interno para que possa se desenvolver. O relacionamento com os Stakeholders pode proporcionar uma lucratividade, mesmo em tempos de crise, para a empresa, desde que possamos satisfazer suas necessidades e aproveitar suas contribuições.
Porém, precisamos monitorar, por meio de indicadores específicos, como este relacionamento está afetando a empresa, uma das ferramentas mais utilizadas para este monitoramento é a análise de SWOT (trataremos deste assunto no próximo texto).
Assista o vídeo no nosso canal no youtube:
Nenhum comentário:
Postar um comentário