quinta-feira, 20 de abril de 2017

Análise de SWOT

Bastante conhecida no mercado, a análise de SWOT é extremamente necessária para que o gestor tenha a visão dos ambientes interno e externo da empresa. Porém, alguns pecam na hora da aplicação da análise, outros têm a análise, mas não sabem fazer a interpretação dos dados coletados. Montana e Charnov (2005), explicam que essa abordagem utiliza a opinião dos executivos da organização para avaliar os pontos importantes do planejamento. Para tanto, são realizadas entrevistas com os executivos e as informações obtidas são agrupadas em uma matriz. Assim, considerarão que esses executivos têm um entendimento abrangente da organização no que se refere aos seus pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças.


Neste material estaremos apresentando além dos conceitos da análise de SWOT, como aplicar corretamente e como montar um plano de ação efetivo para a lucratividade da empresa.

Clique no link abaixo para acesso ao material completo:

Stakeholders dicas de livros

Para hoje, sugerimos a leitura dos seguintes livros:

Gestão dos Stakeholders – Thelma Rocha – Valor médio de Mercado R$ 50,00

Gestão dos Stakeholders - Como Gerenciar o Relacionamento e a Comunicação Entre a Empresa e o Seu público de Interesse Autoras: Rocha,Thelma / Goldschmidt,Andrea – Valor Médio de Mercado R$ 80,00


Teoria dos stakeholders no contexto da governança corporativa: um estudo de caso – Auto: Daniela Lopes Ladeira – Valor Médio de Mercado: Grátis pelo endereço http://www.livrosgratis.com.br/download_livro_145698/teoria_dos_stakeholders_no_contexto_da_governanca_corporativa-_um_estudo_de_caso

terça-feira, 18 de abril de 2017

O Que São Stakeholders?

Você com certeza já pensou em quantas pessoas se interessariam por um produto ou serviço que sua empresa oferece. Porém, o primeiro pensamento é que somente os clientes possuem interesse, não lembramos, às vezes, de que Governo, Comunidade, Sociedade, Fornecedores, entre outros, também tem interesses na empresa. Estes são conhecidos como Stakeholders, ou partes interessadas.
Para o gestor cabe o papel de identificar, mensurar e classificar quem são?onde estão? e como estes podem contribuir para o desenvolvimento e lucratividade da empresa.

Como uma célula viva, a empresa precisa está interagindo com o ambiente externo e interno para que possa se desenvolver. O relacionamento com os Stakeholders pode proporcionar uma lucratividade, mesmo em tempos de crise, para a empresa, desde que possamos satisfazer suas necessidades e aproveitar suas contribuições.
Porém, precisamos monitorar, por meio de indicadores específicos, como este relacionamento está afetando a empresa, uma das ferramentas mais utilizadas para este monitoramento é a análise de SWOT (trataremos deste assunto no próximo texto).
Assista o vídeo no nosso canal no youtube: